topo.jpg

Disciplinas-Ementas

Atualizado em 19/11/14 09:21.

Disciplinas - Ementas - com bibliografia

Nome da disciplina: Álgebra
Docente responsável: Prof. Dr. Mário José de Souza

Ementa:
Grupos, Grupos Cíclicos, Grupos finitos, Subgrupos Normais e Grupos Quocientes, Teorema de Lagrange, Teoremas de Silow, Anéis, Ideais, Anéis Euclidianos, Anéis de Polinômios.

Bibliografia:
1- Gonçalves, A. ( 1979). Introdução à Álgebra. Projeto Euclides. IMPA, Rio de Janeiro.
2- Garcia, A. e Lequain, I. (1988). Álgebra: Um Curso de Introdução Projeto Euclides. IMPA, Rio de Janeiro.
3- Lang, S. (1972). Estruturas Algébricas. LTC, Rio de Janeiro.
4- Herstein, I. N. (1970). Tópicos de Álgebra. Polígono, São Paulo.

Nome da disciplina: Análise na Reta
Docente responsável: Prof. Dr. Maurílio Márcio Melo

Ementa:
Supremo e Ínfimo, Princípio dos Intervalos Encaixantes, Seqüências e Série Numéricas, Critérios de Convergência, Topologia da Reta, Funções contínuas, Derivadas, Integral de Riemann, Fórmula de Taylor.

Bibliografia:
1- Ávila, G. (1995). Introdução à Análise Matemática. Editora Edgard Blucher Ltda, São Paulo.
2- Lima, L. E. (1989). Análise Real, Volume 1. SBM, Rio de Janeiro.
3- Rudin, W. (1975). Princípios de Análise Matemática. LTC, Rio de Janeiro.

Nome da disciplina: Introdução à Álgebra Linear
Docente responsável: Profa. Dra. Ivonildes Ribeiro Martins

Ementa:
Espaços Vetoriais, Dependência e Independência Linear, Bases e Dimensão, Transformações Lineares, Teorema do Núcleo e da Imagem, Espaços Duais, Autovalores e Autovetores, Somas Diretas Invariantes, Espaços com Produto Interno.

Bibliografia:
1- Lima, E. L. (1995). Álgebra Linear. Projeto Euclides. IMPA, Rio de Janeiro.
2- Lang, S. (1971). Álgebra Linear. Edgar Blucher, São Paulo.
3- Hoffman, K. e Kunze, R. (1979). Álgebra Linear. LTC, Rio de Janeiro.
4- Halmos, P. R. (1978). Espaços Vetoriais de Dimensão Finita. Editora Campus, São Paulo.

Nome da disciplina: Metodologia do Ensino Superior
Docente responsável: Profa. Esp. Fabíola de Carvalho Teixeira

Ementa:
Aspectos históricos do ensino superior, Relação ensino/pesquisa. Fundamentos didáticos básicos-Planejamento, Medologia, Avaliação, Questão do currículo e a formação profissional, A reconstrução da Universidade - democratização e autonomia, A avaliação, A carreira.

Metodologia: Aulas expositivas, seminários, oficinas, trabalhos, análise de situações de ensino-aprendizagem.

Bibliografia:
1- Fontanive, N. S. (s/d). Elaboração de objetivos para o programa de um curso, NUTE, UFRJ.
2- Carreno, F. H. (1977). 5 enfoques y princípios teóricos de la avaliación, México, Trillas.
3- Ibarra, J. H. (1978). Organización psicológica de las experiências de aprendizaje. México, Trillas.
4- Masetto, M. T. (1992). Aulas Vivas. Tese de Livre Docência. São Paulo, MG Editores Associados. (Texto nº 2).
5- Martins, P. L. O. (1991). Didática teórica, didática prática para além do conforto. Loyola, São Paulo. (Texto nº 3).
6- Mizukame, M. G. N. (1986). Ensino: as abordagens do Processo. EPU, São Paulo.
7- Moreira, M. A. (org.). (1983). Ação docente na Universidade: textos relativos a componentes básicos do ensino. UFRGS, Porto Alegre.
8- Morais, R. (org.). (1986). Sala de aula: que espaço é esse? Papirus, Campinas.
9- Verde, M. N. S. V. Coleta de informação para a programação de um curso. NUTES, UFRJ.

Nome da disciplina: Cálculo Avançado
Docente responsável: Prof. Dr. Ole Peter Smith

Ementa:
Fórmula de Taylor. Máximos e mínimos. Integrais múltiplas. Integrais de linha. Teorema de Green. Campos vetoriais conservativos. Integrais de Superfície. Teorema de Stokes. Teorema de Gauss e formas diferenciais.

Bibliografia:
1-  Williamson, R. E., Crowell, R. H. & Trotter, H. F. (1975). Cálculo de Funções Vetoriais: Séries e integrais múltiplas. LTC, Rio de Janeiro.
2-  Ávila, G. S. S. (1995). Funções de várias variáveis. Vol. II. LTC, Rio de Janeiro.

Nome da disciplina: Tópicos de Matemática Aplicada
Docente responsável: Prof. Dr. Ole Peter Smith

Ementa:
Transformações  Lineares: Isometrias, transformações ortogonais e aplicações lineares e afins. Diagonalização de formas quadráticas e sua interpretação geométrica. Algoritmos da Álgebra Linear Numérica: Eliminação de Gauss, fatorização de Cholesky, LU e SVD. Geometria Computacional: Representação matricial de transformações geométricas e transformações afins. O espaço projetiva para o desenho 2D e 3D.

Bibliografia:

1- LAY, D.C: Álgebra Linear e suas Aplicações. 2º edição, Editora LTC, Rio de Janeiro, 2007.
2- BURDEN, R.L; FAIRES, J.D: Análise Numérica, 8ª edição, Cengage Learning, São Paulo, 2008.
3- PRESS, W.H; FLANNERY, B.P; TEUKOLSKY, S.A; VETTERLING, W.T: Numerical Recipees in C, Cambridge University Press, Cambridge, UK.
4- GOMES, J.; VELHO, L: Fundamentos da Computação Gráfica, 1ª edição, Série de Computação e Matemática, IMPA, Rio de Janeiro, 2003.
5- GOMES, J.; VELHO, L:Sistemas Gráficos 3D, 1ª edição, Série de Computação e Matemática, IMPA, Rio de Janeiro, 2001.

Nome da disciplina: Seminário
Carga horária: 30 h